31 janeiro 2007

DIVERSIDADE

Em resposta ao comentário do abrasar ao primeiro post deste blog:

"Bom... bom... é a tua opinião é uma no meio de muitas. Na minha opinião acho que te contradizes. Hitler quis criar uma nação única... A globalização (um estado único) na minha opinião é o matar de diversidade que como se prova cientificamente tem sido fundamental na evolução e sobrevivência da vida.
Acho que somos todos iguais mas todos diferentes, todos temos os nossos espaços onde nos sentimos bem o mal mesmo são os povos por vezes das ditas sociedades evoluídas não respeitarem o espaço de cada um, no fundo a nossa pátria, onde sobrevivemos onde temos a nossa família e amigos, onde podemos ter uma parcela de terra para enterrar os nosso mortos e poder meditar sobre a experiência de vida que nos transmitiram, digo eu."

Aqui vai:

Não sei se leste todo o blog mas se o fizeres percebes que o que eu defendo não é a globalização extrema.... muito pelo contrário pois eu sempre defendo o direito à diferença e a diversidade. E mesmo no post onde tu comentaste pode-se ler no final:
"Visto a nacionalidade ser um acidente irracional a lealdade de um homem para com o seu país deve ser condicional, deve estar subordinada á lealdade racional a coisas como a humanidade e a justiça."

Portanto a minha visão é que as pessoas são diferentes em todo o lado... na tua freguesia há muitas pessoas diferentes... portanto acho que a diferenciação social não tem que ser imposta por fronteiras, que no meu entender, nos dias de hoje impedem o desenvolvimento das civilizações mais pobres do mundo. Portanto eu defendo no meu blog a ideia não de um estado único, mas de muitos estados tal como existem hoje, mas defendo acima de tudo uma politica em termos de direitos sociais global ! A cultura não tem que ser globalizada nem standardizada! Nenhum estado pode ser soberano. O estado deve ser encarado como uma entidade de gestão financeira sem que se permita que qualquer estado possa reflectir, através de uma bandeira de significado dubio, uma ideologia do povo que aí reside. A diversidade tem que ser válida em cada ponto do globo... não faz sentido defender uma diversidade e depois assumir-se como patriota e defensor dos costumes dos seus conterranios como se os costumes dos restantes estrangeiros fossem menos valiosos do que os nossos: e isto é que eu sou claramente contra...o patriotismo é uma posição que de certa forma descrimina as culturas estrangeiras como sendo subculturas de menor valor comparativamente com a cultura da terrinha onde nasces. A diversidade implica aceitar os costumes dos outros em pleno pé de igualdade com os teus costumes.

O estado não tem que reflectir os hábitos culturais do seu povo... a cultura deve ser diversificada mas de modo homogéneo...a ver se me entendes.... eu protesto contra a ideia de tratar um país como sendo uma zona geografica muito bem deliniada onde o povo que aí habita se comporta de modo x e, ao passar a fronteira, o povo vizinho se comporta de modo y...isto dá sempre lugar a conflitos. A diversidade tem que coexistir no mesmo local.... não temos que definir zonas geograficas onde vigoram determinados costumes e quem viver nessa zona tem que seguir esses costumes para ser socialmente aceite... e depois, como acho que tu te enganas também, diz-se erradamente que a diversidade é a existência de várias zonas....a diversidade para mim é aceitar que na mesma zona coexistam todas as culturas. A cultura é algo que não é materializavel portanto não tem que estar definida num mapa.
A origem de toda a confusão está no facto de que na nossa sociedade actual ainda existe muita ignorância, descriminação de várias ordens e xenofobia em geral: as pessoas não são capazes de aceitei quem aparenta ser diferente e ter hábitos diferentes... por isso muita gente acaba por defender o que tu defendes... zonas territoriais onde os iguais convivem com os seus iguais e quem é diferente que se mude para um país de acordo com os seus costumes! Isto não é tolerância! Não é à sociedade que cabe definir os costumes... os costumes constroem-se naturalmente do convivio entre pessoas diferentes. Comenta à vontade :)

Sem comentários: